terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Costumes australianos estranhos para brasileiros

Pessoal, mesmo de longe - já estou no Brasil - resolvi compartilhar esse texto com vocês. Enjoy!!!

Hot! Costumes Australianos Estranhos para Brasileiros

Costumes Australianos Estranhos para Brasileiros
Muitos hábitos e costumes australianos ainda são bastante diferentes dos brasileiros por isso resolvi separar abaixo os costumes da Austrália mais comuns e que geralmente levam um tempinho para se acostumar.

Não escovar os dentes após as refeições

teeth
Reação de um Australiano ao ver um brasileiro escovando os dentes na hora do almoço no banheiro do escritório
O Australiano em média escova os dentes apenas duas vezes por dia, geralmente de manhã ao acordar e antes de dormir. A própria pasta de dente aqui vem com a recomendação de se escovar os dentes 2 vezes ao dia. Lembro-me que no meu primeiro emprego aqui fui pego por um colega de trabalho escovando o dente no banheiro da empresa. Ele achou aquele meu hábito tão esquisito que veio me perguntar por que eu estava escovando os dentes. Minha resposta o deixou ainda mais intrigado: Por que eu acabei de almoçar!

Não matar aranhas, baratas e outros insetos

aranhas-assustado
Como um australiano fica depois de ver você matar uma aranha que subiu na sua perna no sofá
Insetos na Austrálias devem ser preservados por algum tipo de código ambiental, pois eles vivem em perfeita harmonia com a comunidade australiana. Aqui não raramente ao verem uma barata ou aranha em casa, na melhor das hipóteses eles vão pegá-la com uma folha de papel e coloca-la para fora de casa. Matar jamais. Muitos brasileiros são repreendidos quando matam uma aranha. Uma amiga me disse que ao acordar na primeira semana aqui viu uma aranha maior que sua mão na parede da sala. Saiu correndo e foi avisar o dono da casa, um australiano de 60 anos, que havia uma aranha enorme na sala, ao que ele calmamente respondeu: Ah, esta é a Charlie, ela mora aqui.

Não mexer com Mulheres na Rua

729528
Algumas mulheres entram em depressão aqui por causa disso, mas os australianos não mexem absolutamente com nenhuma mulher na rua. Você pode sair de biquini por ai que ninguém vai se dar ao trabalho de mandar nem um simples assobio. Quando isso acontece vem de algum estrangeiro

Estacionamento Grátis pelas Primeiras 3 horas

gif-happy-dance
Brasileiro ao descobrir que as primeiras 3 horas do estacionamento são grátis
Um amigo meu ficou duas semanas sem acreditar que os estacionamentos de shoppings e estacionamentos públicos eram geralmente grátis pelas primeiras 3 horas. Você pode ir ao shopping, fazer as compras, almoçar, dar uma volta a pé pela região e depois pegar o carro sem pagar um centavo pelo estacionamento e além disso, mesmo nos dias mais cheios não é impossível arrumar uma vaga.

Tudo Fecha às 5 PM

Tudo aqui fecha às 5 da tarde. Lojas de shopping, farmácias, lojas em geral e até alguns cafés fecham as portas a esta hora. Não sei como os shoppings sobrevivem uma vez que é justamente na hora em que as lojas estão abertas que você está no escritório trabalhando. A excessão é quinta feira em que tudo fica aberto até às 8 da noite.

Festa Infantil para Crianças

boring-party
Como um adulto se sente em festas para crianças aqui
Aqui as festas de aniversário são para crianças e crianças somente. Apenas os amigos próximos do aniversariantes são convidados, não são convidados adultos, nem os irmãos mais novos ou mais velhos de qualquer criança convidada. Não tem cerveja, salgadinho para os pais, etc. As festas geralmente duram duas horas das quais você chega, deixa seu filho e volta pontualmente duas horas depois para apanhá-lo. Não tem refrigerante ou outros doces, geralmente são servidos sucos artificiais e pão de forma com um granulado colorido em cima

Hora pra Começar e Acabar

Por falar em festa aqui todas as festas tem hora de início e fim que são rigidamente obedecidas. Muitas vezes quando vou à algum evento brasileiro, por volta das 9:00, 9:30 da noite já vejo os australianos indo embora.

Endereços Australianos

Screen Shot 2014-02-11 at 11.26.28 am
Aqui os endereços se escrevem diferentes do que no Brasil. Por exemplo, no Brasil se escreveria algo como:
Av. Paulista, 900. Sala 1207.
Já na Austrália:
1207/900 Paulista Av.

Portas sem Chave por Dentro

lockedout
Brasileiro depois de deixar a porta fechar e lembrar que deixou a chave dentro de casa
Aqui você só usa a chave para abrir a porta pelo lado de fora. Pelo lado de dentro tem uma espécie de alavanca que você vira para fechar e abrir. Além disso a maioria das portas te trancará pra fora se você sair com pressa e esquecer as chaves em casa.

Lavar Louça ao Modo Australiano

Screen Shot 2014-02-11 at 11.23.44 am
O jeito que eles lavam louças aqui não é muito agradável. Ao contrário dos EUA onde Wash Up quer dizer lavar as mãos, aqui é lavar a louça. Para lavar as louças aqui eles enchem a pia de água, mergulham as louças sujas dentros, passam sabão, enxaguam na mesma água sua e colocam para secar. Ainda bem que eu tenho lava louças

Faxineira

Screen Shot 2014-02-11 at 11.24.28 am
Como uma mãe brasileira acostumada com empregada e faxineira se sente depois da primeira semana na Austrália
Aqui na Austrália você pode contratar uma pessoa ou empresa para fazer uma faxina na sua casa. Vai custar de $25,00 a $70 dólares por hora de trabalho, leva em média 2 a 4 horas e você não notará quase nenhuma diferença. A faxina aqui resume-se a passar um pano nos móveis, um mop (uma espécie de rodo com um paninho na ponta) no piso do banheiro e da cozinha, um paninho úmido nas pias e nos banheiros e arrumar a cama e organizar alguma bagunça. Nada daquela limpeza pesada. Minha cunhada uma vez contratou uma empresa de limpeza e eles não se deram nem ao trabalho de colocar os pratos na lava-louças. Mais que isso, Não se deram nem ao trabalho de tirar um prato que estava em cima da pia para passar um pano embaixo, passaram o pano contornando o prato.

Empregada Doméstica e Serviços de Casa

Por falar em faxineira esqueça este tipo de luxo aqui. Ele praticamente não existe. Na minha última visita ao Brasil fiquei impressionado ao ver como as pessoas por lá não vivem sem empregada. Minha própria família estava desesperada por que a empregada tinha ido embora e não tinham conseguido encontrar outra. Aqui nem famílias multi-milionárias tem empregadas.

Números das Casas e Andares dos Prédios

Confused_Mr._shue
Brasileiro tentando encontrar endereços e em qual andar fica o apartamento na primeira semana na Austrália
Está ai um sistema muito pouco eficiente na Austrália. A numeração das casas. Aqui existem várias ruas que cruzam diversos bairros. É como a Av. paulista por exemplo em São Paulo, que começa no bairro do Paraíso e termina no bairro da Consolação passando por mais 2 bairros no meio do caminho. O problema é que aqui, a cada bairro que a rua passa a numeração começa de novo. Desta forma você pode ter 3, 5, 10 números 37 para mesma rua. Assim se seu amigo falar em qual número ele mora ele precisa também te falar qual o bairro e a altura.
Eu morava na Pacific Highway em North Sydney quando cheguei aqui. Acontece que a Pacific Highway começa em North Sydney em Sydney e termina na cidade de Gold Coast em Queensland. Lembro que uma vez ouvi que tinha um KFC na minha rua. Fui a numeração que eles falaram e nada. Depois descobri que o KFC em questão ficava há 5 km de distância.
Outra coisa não eficiente é a numeração dos apartamentos. Por exemplo, tenho um casal de amigos que mora no apartamento 61. Você deduz que fica no sexto andar não? Errado. Fica no segundo andar. É o mesmo aqui em diversos outros prédios.
Outra coisa que complica é que as vezes no mesmo bairro existem 3 ruas com o mesmo nome e na cidade então nem se fala, digite west st no Google  e verá que existe pelo menos umas 200 ruas com o mesmo nome só em Sydney

Banho de 5 Minutos

shower-gif
Sorry. No more singing in the shower
Aqui na Austrália os banhos geralmente não podem passar de 5 minutos, principalmente se você está morando na casa de alguém como uma shared ou Homestay. Quando você for morar sozinho pode fazer o que quiser, mas lembre-se que a água é um recurso escasso na Austrália e toda moderação é bem vinda.

Picnic

Screen Shot 2014-02-11 at 11.34.21 am
Este os brasileiros adoram, mas como você nunca faz isso no Brasil, você vai aos seus primeiros picnics achando que vai ser roubado ou que a cada 15 segundos alguém vai aparecer te pedindo algo. Aqui os australianos fazem picnics o tempo todo e em todos os lugares, principalmente lugares com uma boa vista. De vez em quando eu vou com minha esposa comer alguma coisa em North Head, ou fazemos picnics com amigos em outros lugares.

Casamento Australiano

casamento australiano
A maioria dos casamentos na Austrália acontecem em parques, praias e qualquer outro lugar lindo ao ar livre

Andar Descalço

Aqui você vê os australianos andando descalços em todos os lugares. Seja no supermercado, na rua, no shopping, vire e mexe você vê alguém andando descalço, mas o pior são as estudantes de colégio que muitas vezes você as vê andando de meias na rua após as aulas. pobre das mães que tem que lavar as meias depois.

Gap e Sabatical Year

Aqui na Austrália existe um costume comum chamado Gap Year e Sabbatical year. O Gap Year é um ano que as pessoas que acabaram o High School tiram antes de começar a faculdade. Geralmente passam este ano viajando por diversos países antes de voltar para a Austrália. O Sabbatical year é um ano que a pessoa tira durante oi trabalho. Geralmente a cada 7 anos a pessoa tira um ano para viajar, começar um projeto ou simplesmente não fazer nada. As vezes o período é menor, mas em todas as empresas em que trabalhei era comum ver um povo tirando 3 meses, 6 meses ou 1 ano de férias de vez em quando.

Bring Your Own

Em alguns restaurantes você pode levar sua própria bebida alcoólica de casa e em quase todos você pode pedir água de graça.

Weekend Surcharge

Por falar em restaurantes, em muitos deles o valor é mais caro aos finais de semana. É conhecido como Weekend Surcharge e chega a ser em média 10% mais caro do que durante a semana
Estes são alguns costumes. Se souber de outros ou quiser fazer alguma pergunta não se esqueça de postar aqui.

Um comentário:

  1. Eu tambem mato toda a bicharada que aparece em minha casa!
    Tambem conheco quem lave a loica desse modo, so digo quem quer comer liquido da loica?

    ResponderExcluir