quarta-feira, 24 de abril de 2013

Tailândia...o destino de muitos australianos

Pessoal, peço desculpas pelo sumiço, mas estivemos de férias por alguns dias e me permiti esse break no blog - rsrsrs

Fiquei me perguntando se deveria postar sobre os lugares que visitamos, já que o blog é sobre a Austrália. Acabei chegando a conclusão que sim, vale à pena...

Por que? Porque tanto Cingapura, como Phuket, fazem parte das viagens mais próximas e mais procuradas pelos australianos em suas férias e portanto merece meus comentários, até por curiosidade e pra quem é brasileiro e pretende conhecer o "lado de cá".

Começamos nossa viagem por Cingapura, já que o vôo passaria necessariamente por lá. Ficamos pouquinho tempo, mas o suficiente pra perceber o quão pujante é essa cidade. Chegar em Cingapura já é um presente. O aeroporto é enorme e super bem montado. É considerado há anos o melhor do mundo.





E quando pegamos o táxi em direção à Marina Bay tive a sensação de passear dentro de um lindo jardim, com muitas flores e verde por todo o lado. 




Prédios altíssimos e de uma arquitetura extremamente arrojada estão salpicados por toda a cidade, além de construções que mais fazem lembrar obras de arte.









O clima é extremamente úmido, o que causa um certo incômodo se você anda pelas ruas numa temperatura de 30 e poucos graus que não varia muito. 

O KU DE TA, no complexo do Cassino, é uma visita imperdível, senão pela excelente comida do restaurante, pela linda vista da cidade que se tem das alturas...






É uma linda cidade!  Gostamos tanto que na volta, como tínhamos umas 4 horas até o embarque para Perth,  resolvemos almoçar na cidade e aproveitamos para conhecer China Town...Little India vai ficar pra depois...














Muitos dizem que morar em Cingapura pode ser um pouco sufocante, já que é uma cidade pequena e com muitas construções, mas mesmo assim fiquei impressionada com a organização, beleza, modernidade e limpeza. Não é uma cidade barata, mas você está com certeza no primeiro mundo!















PHUKET, um capítulo à parte...
Bem, deixamos essa cidade espetacular 1 dia e meio depois rumo a Phuket, destino de veraneio de inúmeros turistas do mundo inteiro, alardeado como  paraíso do litoral tailandês.


OPS...não é bem assim... 

Esperávamos encontrar algo semelhante ao Caribe, somado a algumas paisagens exóticas e natureza exuberante.

CHOQUE é a melhor palavra que descreveria a nossa chegada à Phuket, uma cidade com o crescimento absolutamente desordenado e infraestrutura precária. Patong, a área de maior concentração de hotéis e resorts é uma grande muvuca. A praia é feia, lotada e com esgoto a céu aberto. O mar e a areia são escuros e a falta de saneamento básico salta aos olhos!




                                                  Mafuá de fios e "gatos"

Os resorts (mas escolha bem porque tudo é considerado resort nessa cidade) são as melhores opções de refúgio desse grande, porém divertido "mafuá". 


                                                    
                                             Merlin Beach Resort, na praia de Tri Trang

O povo é extremamente receptivo, mas tudo tem que ser exaustivamente negociado: passeios, comidas, transporte e compras em geral.

Os passeios tradicionais são mandatórios para que você consiga ter uma idéia da tal paisagem exótica, que é exótica mesmo, mas que vem sendo maltratada com o turismo crescente e com a falta de responsabilidade ambiental.



Estuário - Passei para James Bond Island







                                              Abaixo, passeio de caiaque nas cavernas, bem legal!                                                  






Água de côco docinha, me acabei!!


Abaixo, ilha "flutuante" de mulçumanos, onde almoçamos
População: 1.600  Impressionante!!






A água do mar, em alguns desses passeios, tem uma cor intensa, bem diferente mesmo, mas  é turva, apesar de morninha para os padrões australianos. Confira nesse passeio que fizemos para PHI PHI Island.









                                               Aqui, paramos para mergulhar: snorkeling


Abaixo PHI PHI DON, um lugar mágico e de rara beleza!




E agora a famosa Maya Bay, cenário do filme "A Praia"com Leonardo Di Caprio


 Linda praia, mas cheia de garrafas plásticas na areia. Pra onde vai todo esse lixo produzido??




Água turva, uma pena!







Há transporte de todo tipo. No mar, lanchas velozes, canoas motorizadas e grandes e demoradas embarcações. Por terra, motos-táxi, tuk tuks e táxis convencionais.




                                               Pegamos essa motinho no primeiro dia em Phuket


Ela não aguentou as subidas.... Descemos e fomos caminhando até o topo...a cada ladeira íngreme - rsrsrsrsrs


Esse é o chamo TUK TUK, diferentes dos da India, mais se parecem com as vans brasileiras


A tão "cantada"culinária tailandesa passou longe das nossas mesas em Phuket e tentamos de tudo...restaurantes de resorts e restaurantes populares. Muito fraco, mas continua achando que pode ter sido falta de sorte.

O camarão no alho (com casca) foi o melhor que conseguimos nessa praia do norte.





Suco de abacaxi e côco deliciosos!



                                                                     E milho assado!                



As massagens são baratíssimas e relaxantes e foi o ponto alto dessas férias, mas atenção...não entre em qualquer "buraco". No último dia, resolvi fazer a tradicional tailandesa (com a massagista em pé sobre a gente) e acabei cheia de pontos roxos pela perna.

Procure lugares profissionais com a higiene assegurada. Faz toda a diferença tudo bem limpinho cheirando a amaciante, óleos perfumados e uma música calminha de fundo! Ficamos tão "viciados" que fizemos até no aeroporto...

A Tailândia lembra o Brasil em inúmeros aspectos, mas o que mais me chamou a atenção foi o mesmo tipo de vegetação, clima e praias que lembram a baía de Angra dos Reis e Ilha Grande, no Rio de Janeiro.


                                           
                                          Igualzinha a Enseada de Vila Velha, na Baía de Angra



                                     Onde quer que você vá, as cadeiras lotam as praias e você paga...
                                                        Búzios na Tailândia???


.

Essa é a Freedom Beach, de difícil acesso. Chegamos de canoa. Quase deserta...um achado em Phuket!



                                     

                             Não se parece com Ilha Grande? Saco do Céu, Enseada das Estrelas??




                               Abaixo, prainha bem vazia que fomos à pé do nosso hotel: Paradise Beach




Passado o susto da chegada, aproveitamos tudo que Phuket tinha a nos oferecer e até fizemos o passeio no elefante e o do Big Bhuda...


Um beijo gostoso!


                                                            Vista de Kata Beach
       

                                                       Passeio com a Nancy, de 30 aninhos










Compramos 3 passeios em Phuket: Phi Phi, Ilha James Bond e Elefante. Evite comprar nos hotéis, pois são bem mais caros. Procure pelas  as casinhas de Turismo que ficam espalhadas em Patong ou nas principais praias da cidade.

A maior dificuldade é encontrar quem fale um inglês compreensível porque a maioria finge que sabe falar - rsrsrs Demos sorte em encontrar uma excelente agente que nos explicou tudo! Gostamos muito dos tours: pontualidade, guias muito atenciosos (apesar do inglês pavoroso) e divertidos, transporte muito bom e roteiros planejados. 

Só a comida que peca, Fraca, fraca!!

É inacreditável a quantidade de turistas russos na região. Isso nos chamou atenção pela quantidade de guias russos em Phuket, que fogem do frio  para refugiarem no calor da Tailândia. Além de ser barato pra eles também!


Essse "russinho" tem loucura para conhecer o Brasil


Além dos russos, turistas da Malásia e da Austrália também adoram a Tailândia. Acho que gostam da temperatura da água e da receptividade do povo. Costumam ir várias vezes a Phuket. Nossa!

E pra fechar, pegamos em Patong o ANO NOVO tailandês, com o Festival de Água, de onde ningué sai ileso, digo...SECO - rsrsrs Happy New Year...ficamos completamente encharcados!




Bem, o saldo é o seguinte: 

De BOM: povo hospitaleiro, massagens, custo de vida, paisagens exóticas, água de côco, milho cozido, passeios de canoa, bons resorts, água do mar e da piscina quentinhas, trânsito caótico, mas pacífico, ausência de violência nas ruas.

De RUIM: falta de saneamento básico e responsabilidade ambiental, crescimento desordenado, ter que regatear tudo, mar sujo, comida fraca, cidade  "muvucada"e ruas esburacadas.

Mas ficou a lição: não acredite em tudo que vê nas fotos...nem tudo é o que parece...e o que é delicioso pra uns, pode não ser pra outros... Tudo é uma questão de referência!






4 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ir a Singapura, o jardim botanico e um assobro!
    Realmente tenho q concordar com voce sobre Phuket, ja la fui ha uns 15 anos, mas tambem achei tudo uma confusao, apesar da gente simpatica. E ter que negociar precos para tudo e cansativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sami, acabei de completar o post com mais fotos, espero que goste! Grande beijo e saudades, temos que nos ver!

      Excluir
  2. Olá Monica, meu nome é Ivan, tenho pensado em tentar a vida em Perth, gostaria se possível que vc me desse algumas inforações e dicas sobre aí. Meu e-mail é ivanselis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Mon, adorei saber sobre a viagem de vcs e que nada é um mar de rosas... náo existe lugar perfeito, né?
    lindas fotos!
    beijossssss

    ResponderExcluir