quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Carteira de motorista na Austrália – Utilidade Pública


Descobri que minha carteira de motorista internacional, que tirei no Brasil antes de vir pra Perth, vence no dia 31 de março, daqui a 1 mês!  Eu sabia que isso aconteceria e que mais cedo ou mais tarde, eu teria que passar pelas regras e formalidades australianas.

Então fui checar o que eu precisaria pra tirar uma licensa aqui, já que seria apenas uma renovação. Descobri que mesmo no meu caso, que já dirijo há mais de 30 anos, teria que fazer as provas teórica e prática. Então fazer o que...voltar a estudar...

Esse é o livrinho – Drive Safe Handbook -  de 120 páginas que tive que ler.




Tudo muito bem ilustrado e explicado, com todas, mas rigorosamente todas as informações que precisamos saber, desde a documentação para apresentar, passando pelos postos de atendimento (Licensing Centres) e regras de trânsito/primeiros socorros.

Confesso que fiz uma leitura meio “na diagonal” e preferi focar nos simulados disponibilizados no site http://www.transport.wa.gov.au  (ROAD RULES QUIZZ). É uma série de 11 simulados com 30 questões para cada teste.  Aí vai a dica...Se tiver que tirar carteira aqui,  não deixe de fazer esses testes repetidas vezes porque ali estão todas as possíveis perguntas da prova teórica. Os testes são fáceis e você pode verificar seus erros no “review”.

 O interessante é que fazendo os quizz,  vc também acaba aprendendo muitos termos em inglês que não sabe e que certamente vai precisar na prova prática: meio-fio, mão dupla, mão única, dar passagem, cruzamento, ultrapassagem, ponto cego, pisca, etc


Tô craque!

Quando me senti segura, parti para o Licensing Centre de City West (próximo ao Centro da cidade) para realizar meu teórico. Escolha o mais próximo de seu bairro. 

O difícil é conseguir uma vaga pra deixar o carro, o teste é mole!

Muitas pessoas não tem sequer documentação suficiente para apresentar e fazer o teste, portanto,  fique alerta aos documentos solicitados aos imigrantes e residentes temporários.

Quando vc entra, pega uma senha de atendimento e a fila anda bem rápido (você aguarda sentadinho). Os atendentes são pacientes e atenciosos e tudo me pareceu bem organizado.

Eu apresentei passaporte original, conta de telefone em meu nome, meu cartão de crédito e minha carteirinha do working with children, que também serve de documento de identidade aqui. Também paguei uma taxa pelo exame teórico de AU$15.

Depois da apresentação de documentos eles te encaminham para a prova teórica,  como a que tem no Brasil, num computador. Você preenche seus dados na tela (sem teclado, usando o próprio mouse – custei a entender)  e faz o teste em no máximo 10 minutos, se estiver bem preparado, apesar de ter até 30 minutos pra fazer todas as questões.

Coloquei um fone que explica detalhadamente todo o processo e como marcar as questões, revisar, alterar etc

Fui bem rápida e logo em seguida me dirigi ao balcão de atendimento para receber minha nota: 30/30. Tranquilo esse exame  teórico!

E imediatamente após, ali naquele balcão mesmo, vc faz (de pé) um exame de vista bem curtinho, onde lê as duas últimas fileiras de letras (as letras menores) de frente para trás e de trás para a frente. That’s it, it’s over!

Dali, eles me encaminharam para receber o papel que comprova que fui aprovada no teste e temos que agendar e pagar o exame prático. Marcar o teste tem sido um problema por aqui, já que os “examinadores” tem andado bem busy e o agendamento acaba ficando comprometido. Só consegui vaga para o dia 26 de março, pouco antes do vencimento da minha carteira.

Dizem que a maioria das pessoas NÃO passa no primeiro exame Prático porque são inúmeros os detalhes e procedimentos. Se vc faz qualquer coisinha errada.... YOU FAIL!

Tratei de pegar umas driving lessons com uma instrutora indicada por uma amiga que também penou até conseguir passar. As aulas variam de AU$60 a 80/ a hora.

Desde então tenho me sentido uma completa incompetente na direção. Haja dedicação!

Nunca imaginei que deixasse de fazer tanta coisa exigida... 30 anos de direção no Brasil (ainda que sem acidentes, tks God) me deixaramde herança vários vícios e muita coisa para aprender num país de 1º. mundo, onde a direção é preventiva e civilizada.

De agora em diante tenho muito o que praticar e corrigir pois ainda me resta um mês...
No mais, é rezar pra pegar um examinador bem bonzinho, que seja condescendente e de preferência bem humorado. Darei notícias...torçam por mim, afinal, só quem dirige aqui em casa sou eu!

3 comentários:

  1. Parabens pelo teorico Monica. Agora falta o principal...boa sorte!
    E mesmo, vamos ganhando vicios e deixando de fazer muita coisa que aprendemos no principio quando faziamos tudo direitinho, nao e?

    ResponderExcluir
  2. qto custou?
    não tenho nenhuma carteira, quero tirar ai em perth, no meu intercambio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro exatamente o valor, mas é algo em torne de AU$100.

      Excluir