quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Campanhas Solidárias na Australia - só não ajuda quem não quer!

PessoALL, segue a matéria que foi publicada na revista brasileira Plurale, de RSA,  edição número 24, sobre algumas das campanhas solidárias que existem na Australia.  A CITY 2 SURF vocês já viram no meu último post.
Segue o link para vocês verem a revista e a matéria. Espero que gostem!


Matéria
___________________________________________
Impressiona o número de campanhas solidárias que existem na Austrália. Impressiona mais ainda o número de pessoas que se engajam nas causas e participam efetivamente, através de doações ou inscrições,  nos eventos que ajudam a levantar fundos para diversos projetos, porém com um objetivo comum: ajudar ao próximo.
Nesse espírito de solidariedade, não existe a melhor e nem a mais interessante campanha. Todas são importantes e de valor incalculável porque são em prol da VIDA.
Mas algumas são de fato muito curiosas! Confiram no calendário abaixo.
1.    Asma – Março – HBF (Health Professional Foundation)  Free Bike Hike for Asthma
Esse evento teve início em Março de 2005 para angariar fundos para o Asthma Foundation of Western Australia e atualmente já está incluído no WA Sports e no calendário da comunidade local. Costuma levantar mais de AU$ 113.000 e beneficiar mais de 225.000 cidadãos do estado de WA.Reúne ciclistas profissionais  e iniciantes e por isso, quem se inscrever pode escolher entre 3 tipos de pedaladas: mais longa, de 60 km, média, de 30 km ou de 10 para os que preferem curtas distâncias.  Este ano, a inscrição cobrava a simbólica quantia de AU$10 por pessoa.


2.    Leucemia – Março  - Be brave and Shave
A cada 2 horas, alguém morre de câncer no sangue, muitos dos quais, crianças.Por isso, todo mês de Março, milhares de pessoas pintam ou raspam seu cabelo para ajudar a levantar fundos para a Leukaemia Foundation (Fundação de Leucemia).
O “Be brave and shave” é também um dos maiores e mais divertidos eventos solidários da Australia. A inscrição dá direito ao “corte radical”- máquina ZERO ou a um cabelo tingido numa cor que faça a diferença.
De 1998, quando foi criado, até hoje, 106 milhões de dólares já foram arrecadados para auxiliar no tratamento de leucemia, linfomas e mielomas, além de oferecer suporte às famílias dos pacientes.




3.    Câncer de Mama – Maio – Breast câncer – Mother`s Day Classic

Criada em 1998, o Mother`s Day Classic é considerado hoje, o maior evento solidário da Austrália e já angariou AU$ 7,8 milhões até hoje.
Acontece anualmente em Maio, no Dia da Mães, em diversas cidades da Australia: Adelaide, Brisbane, Canberra, Geelong, Melbourne, Gold Coast, Hobart, Sydney entre muitas outras pequenas localidades pelo país.
Trata-se de uma corrida/caminhada para arrecadar fundos para as pesquisas de prevenção e cura do Câncer de Mama, através do National Breast Cancer Foundation.
Este ano, o evento está marcado para 8 de maio e pretende superar a marca dos 2,1 milhões de dólares australianos arrecadados em 2010, com a participação de mais de 100.000 pessoas.
O Mother`s Day Classic proporciona às comunidades, uma das melhores formas de se celebrar o Dia da Mães, através da DOAÇÃO.



4.       City 2 Surf - Agosto  THE WORLD’S LARGEST RUN ( A maior corrida do mundo)
Essa corrida de 14 km e que já aniversaria 40 anos,  acontece todos os anos em Sydney, no mês de Agosto e é considerada um dos maiores eventos esportivos da Austrália. Famílias inteiras marcam presença, incluindo crianças e idosos, todos querendo colaborar e fazer parte, seja correndo ou andando, o importante é participar.
A corrida começa no centro da cidade e termina na praia – Bondi Beach. Por isso recebe o nome de City 2 (to) Surf.
No ano passado bateu o recorde de 80,000 inscritos e arrecadou mais de AU$ 2.8 milhões em todo o país, que serão distribuídos entre 500 instituições de caridade.

  

5.    Câncer de Próstata – Novembro – MOVEMBER – Real moustaches, real outcomes
Movember é um evento solidário que acontece todos os anos no mês de Novembro para levantar fundos para a saúde e bem-estar do homem, mais especificamente nos tratamentos de câncer da próstata e depressão masculina.

É um evento que “transforma” a aparência de milhares de homens na Australia e em outros países no mundo: Reino Unido, Canadá, Irlanda, Estados Unidos, Africa do Sul, Holanda e Nova Zelandia.

No dia 1º. de Novembro, com o rosto devidamente barbeado, os interessados em ajudar se inscrevem e fazem sua doação. Pelo resto do mês, esses homens, conhecidos como MO Bros (MO vem de moustache e Bros de brothers), deixam seus bigodes crescerem e se transformam em publicidade ambulante, propagando a idéia e convidando mais e mais pessoas a juntarem-se à causa. Criam-se até perfis nas redes sociais para estimular as doações e gerar mais interesse nas campanhas.

A verba levantada é dirigida à Fundação de Câncer de Próstata da Australia e ao Beyondblue, uma iniciativa nacional com foco na conscientização mundial sobre os problemas que envolvem a  depressão. O último levantamento mostra mais de 129 mil inscrições e mais de AU$ 23 milhões arrecadados só na Austrália.

Crescem os bigodes, crescem os fundos!!!



Além dessas, outras várias campanhas cumprem seu papel ao longo do ano. Há  campanhas permanentes contra o FUMO, ALCOOL e MELANOMA (It`s a Word, not a sentence). Sem contar um sem número de prospectos que recebemos diariamente nas ruas sobre a importância das vacinas ou doação de órgãos.

As empresas também participam destas campanhas  fazendo doações,         divulgando cartazes, incentivando a participação dos funcionários nas corridas, organizando leilões e cafés da manhã beneficentes.
Aqui na Austrália é quase impossível ficar alheio à solidariedade. Cada um faz a sua pequena parte e forma um grande TODO!





Nenhum comentário:

Postar um comentário