sábado, 30 de julho de 2011

Dia de solidariedade e novas descobertas...


Hoje foi dia de ser solidário. Doamos duas de nossas bicicletas para o Bicycles for Humanity, uma organização não governamental, formada por voluntários, que coletam bicicletas usadas do estado de WA, Australia,  para enviarem para a Zambia e Namibia, na Africa.
By donating your old bike, you can empower a whole community.
(Doando sua velha bicicleta, você estará ajudando a capacitar uma comunidade inteira).
Achei incrível essa iniciativa.  
Explico: quando as bicicletas chegam ao destino, vão para os chamados Centros de Capacitação, que reformam as bicicletas. Reformadas, elas terão serventia no transporte dos agentes voluntários de saúde, das crianças carentes que precisam ir à escola e outros beneficiários que prestam serviços para a comunidade.
Além disso, há geração de emprego e renda, proveniente da venda de algumas dessas bicicletas e da criação de mais trabalho nos BEC( Bicycle Empowerment Centre). Os membros das comunidades terão oportunidade de comprar suas próprias bicicletas, pois o custo é infinitamente mais acessível.
Os lucros gerados são investidos em outros projetos sociais em benefício das comunidades: alimentação para os órfãos de portadores do vírus HIV, concessão de pequenos empréstimos para abertura de micro empresas, fornecimento de uniformes para as escolas e pagamento de taxas nas escolas para o recebimento de crianças especiais.

                                             Challenge Stadium Car Park, em Mt Clairmont


Definitivamente, aqui na Australia, você só não ajuda se não quiser. Existe todo o tipo de campanha solidária para você participar. Fiz uma matéria recentemente para a Plurale, revista de RSA do Brasil,  sobre todas essas campanhas. Vou postar logo logo...
Depois de fazer nossa boa ação, decidimos ir conhecer o mercado de peixes que fica na Oxford Street,  em Leederville – dica da minha amiga Amélia!
Eu tinha ficado curiosa sobre o mercado quando Amélia me disse que os preços eram bem mais camaradas e que, ao estilo do mercado de São Pedro em Niterói, você também podia escolher o seu peixe ou frutos do mar e depois pedir para prepará-los ali mesmo. Eles tem um restaurante no anexo! 
O mercado chama-se Kalis Bros.Fish Markets e existe desde 1926. George Palassis Kailis, um grego de Castellorizo, fundou o mercado e manteve a tradição da família, com negócios “do mar”.
Os preços não são, digamos...uma pechincha, mas são de fato mais baratos que os do mercado de Inaloo. É bem sortido e parece tudo muito fresquinho. Preferimos almoçar pelo cardápio o peixe que era a sugestão do dia. O preço é salgado, mas fomos muito bem tratados e tudo estava muito gostoso. Uma boa relação custo-benefício!

Fotos extraídas do site Kailis Bros



Um comentário:

  1. É sempre bom poder ajudar, parabéns pela iniciativa!

    Eu gosto da comida do Kailis, mas tb acho o preço bem salgado.

    Hummm deu saudades foi dos restaurantes de frutos do mar lá de Niterói... Peixe a dorê com molho de camarão, purê e arroz com brocólis, que delícia. Amooooo!

    Saudades
    BJs

    ResponderExcluir