terça-feira, 17 de maio de 2011

Nota que enviei para a PLURALE, revista de RSA no Brasil

Facilidades nas ruas e na vida dos deficientes visuais

Sem querer parecer repetitiva ou óbvia, uma das coisas que mais impressiona na Austrália, e certamente em muitos outros países de primeiro mundo, é a acessibilidade na cidade para os deficientes visuais.

O planejamento urbano por aqui é extremamente respeitado e à reboque está a valorização do bem-estar para todos, sem nenhum tipo de discriminação e de acordo com seus princípios universais.

Reparei que por onde ando encontro calçadas com rampas de acesso para os portadores de deficiência física, piso podotátil (pavimentação especial para deficientes visuais) e sinais sonoros junto aos sinais de trânsito na travessia de ruas e avenidas (o deficiente pressiona o botão e aguarda soar o som de permissão de travessia), além de piso podotátil junto a qualquer tipo de desnível – escadas, rampas etc

E a consideração não termina por aí. A Associação de deficientes visuais de WA (Western Australia)  envia à população, folhetos explicativos solicitando doações para auxiliar no treinamento de cães guias para deficientes visuais. O treinamento completo, que começa com o cão filhote, é extremamente dispendioso e pode custar até AU$ 30.000 (trinta mil dólares australianos).  Mais informações através do site http://www.guidedogswa.com.au/

Quando o cão está confiante e pronto para servir fielmente ao deficiente visual, a associação provê o serviço gratuitamente aos mais necessitados.

Respeito e cortesia ao próximo aqui, É LEI!









Nenhum comentário:

Postar um comentário