segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa de descanso, passeios e gastronomia variada!

Nossa  6ª. feira Santa foi de Peixe na Brasa entre muitos amigos.  Nossa churrasqueira grelhou muitos peixes e camarões pela primeira vez.  Ficamos meio “vendidos” porque ainda não estamos muito bem adaptados aos feriados aqui. Quase ficamos sem cerveja. Estava tudo fechado e se não fosse o mercadinho 7 Days que funciona em Innaloo, um bairro bem pertinho  daqui de casa, tínhamos ficado até sem peixe.
Aqui, tudo acontece meio de repente e nem sempre podemos nos programar e comprar as coisas com antecedência.  Juntamos as cervejas de todas as casas e conseguimos fazer nosso super almoço. Alguns amigos dessa vez não puderam dar o ar da graça. Uns  estavam no Brasil ( alô Aline, voltaaaaaa) , outros em Sidney e Melbourne (Paulinha, to com saudades do JP!). Ainda chego lá...  Essa noite sonhei com Bhali!
Sábado aproveitamos para fazer um passeio para o Norte. Três lugares bem próximos daqui. Estradas ótimas, muito bem sinalizadas e vazias. Tudo de bom pra turista!
O primeiro foi o Yanchep National Park, a uns 40 minutos da nossa casa. Você paga AU$11 para entrar, mas vale à pena.
Esse parque é enorme. São 55 mil metros quadrados de área “verde”, com fauna variada, lago, piers, áreas para picnics, trilhas de até 1 hora, além de cavernas, um hotel e um restaurante. Dizem que você consegue ver os coalas e muitos cangurus, mas ainda não foi dessa vez. Vimos muitas cracatuas negras e patos selvagens, além de um sem número de pássaros que nem conheço, multicoloridos.
O parque estava vazio, só mesmo algumas famílias australianas com crianças pequenas fazendo picnic e outras mulçumanas, com muitas mulheres vestindo burkas e crianças correndo pelos gramados.
Duas coisas nos chamaram a atenção: a limpeza e o cuidado com o parque e a secura do lago, que de tão vazio, deixava à mostra os piers onde encostam os barcos de passeio. Tomara que a partir de Maio, as chuvas possam mudar essa paisagem tão árida!
De Yanchep, rumamos para Lancelin, um lugar que faz lembrar Cabo Frio. Areias muito brancas e fininhas, muitas dunas, vegetação rasteira, bem desértica e água clarinha. Pena que essa é a época das algas e a costa estava cheia delas.
 Na estrada uma quantidade indescritível de carros 4x4. Um maior que o outro.Em Lancelin, eles invadem as areias das praias. É um local perfeito para praticar Wind e kite surfe.
Passeamos pela “cidade”, que nada mais é que 100 metros de um pequeno e restrito comércio e casas de veraneio. Aproveitamos para abastecer no único posto que encontramos num raio de mais de 80 quilômetros e fazer um lanche. Restaurante? Nem pensar!!! 
Comprei um mapa de WA e fiquei de olho comprido numa corda que me pareceu muito útil. Devia ter escutado meu sexto sentido...

Pois bem, dali, fomos para um local chamado Moore River, onde existem lindas dunas e o pessoal costuma fazer skiboard ou sandboard – nosso skibunda no Brasil. Resolvemos passear pelas areias das praias, beirando o mar,  de uma localidade próxima a Moore River, GIN GIN. Como temos um Jeep, ligamos a tração nas 4 rodas e .... ficamos ATOLADOS.
Aí pudemos sentir de perto a solidariedade do povo daqui. Pararam uns 5 carros 4x4 pra nos ajudar. Acontece que descobrimos que nosso Jeep não tem o local para pinçar o hook (gancho). Além disso, não tínhamos uma corda, ah... aquela corda que eu devia ter comprado...  O carro estava suspenso pela barriga que uma trilha muito usada na areia forma. Ninguém queria amarrar a corda na suspensão diretamente,  com medo de puxar e desmontar o carro.
Isso sem contar com o inglês medonho que tínhamos que tentar entender. E eu tinha dito que não devíamos nos aventurar naquela areia mole. Mas o Ramírez sempre quis brincar na areia e passear na beirinha da água. Deu nisso...
Vendo o Ramírez mais sujo que bife à milanesa, tentando remover a  areia debaixo do carro e das rodas afundadas até o meio, ficava pensando: e se a maré subir??Ai  meu Deus!
Até que... surgiu um daqueles australianos  tipo o bacana de Crocodilo Dundee - pra lá de acostumado com esses “eventos”e afirmou com toda a propriedade: “I`ll take you out off there man”.
E sabe que ele tirou mesmo. Não levou mais que 10 minutos. Amarrou a corda DELE na suspensão do nosso carro, esticou bem devagar e começou a puxar o Jeep de ré. Ramírez na direção, sem sair do trilho que o nosso salvador deixava. Estávamos livres e nem precisamos pagar uma cerveja! (rsrsrs). O cara era bom! (Não tem foto do "evento" porque o Ramírez ia ficar muito bravo comigo)
Bem, dali, só deu mesmo pra dar uma paradinha no mirante de GIN GIN e nem chegamos até Moore River, que ficou pra uma próxima. Chegava de emoções fortes naquele dia. E ainda tínhamos sido convidados pra uma lasanha à noite. Que fome!!! Voltamos pra Perth correndo.
O Domingo de Páscoa foi bem tranqüilo, entre amigos, com direito a strogonoff de camarão (pra render) e moqueca de peixe.
Hoje foi dia de descanso e ainda temos amanhã de folga. É o ANZAC DAY- Australia, New Zeland Army Call - em homenagem aos australianos e neo zelandeses que lutaram em Gallipoli, na Turquia, na 2ª. Guerra Mundial. 
Aqui é FERIADÃOOOOOOO mesmo!








2 comentários:

  1. As fotos ficaram lindas...

    Ahaha vc descreveu certinho a cena de quando eu e meu maridinho lindo ficamos atolados na areia.
    Ele tb estava louco para se aventurar na areia da praia, acho que eh sonho de todos os homens rsrsr
    J'a vi esse filme... ahahaha
    Ainda bem que sempre tem uma boa alma disposta a ajudar.
    Saudades
    bjbj

    ResponderExcluir
  2. Hummm peninha nao ter participado dos eventos, aposto que tudo estava uma delicia mesmo, mas foi por uma boa causa :)
    Ja estou a caminho...
    saudades
    bjbj

    ResponderExcluir