terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Verão em Perth - verdades e mitos

Verdades:

Não dá pra não descrever o Verão daqui e como as pessoas aproveitam o dia desde que brota no horizonte o primeiro raio de sol. Tem redes de Volleyball espalhadas pelas areias, tem criancinhas e bebês fazendo aulas de natação nas piscinas naturais das praias, tem escolinhas de Surf ao longo de toda a orla, além de cursinhos para salva-vidas. Todo mundo caminha nas pistas divididas com os inúmeros ciclistas pelas praias. A terceira idade está "em peso" se exercitando, fiquei impressionada!

As famílias nunca têm menos de duas crianças - a média é de 3/4 filhos por casal. Não entendi muito bem quando cheguei, mas agora, participando mais da rotina do povo, consigo entender. A vida por aqui é pra ser vivida em sua plenitude. Vive-se com qualidade e respeito ao ser humano. É uma cidade feliz!

As atividades começam muito cedinho mesmo. Hoje, quando fui dar a minha caminhada habitual, fiquei encantada com uma escola de natação em Mettams Pool, que nada mais é que uma piscina natural onde os professores colocam raias flutuantes e coloridas e criam o espaço perfeito para bebês e crianças aprenderem a nadar. Os mais velhos podem praticar snorkeling e ver criaturas lindas debaixo d`água. E que água! E que sol! Muito filtro, muito chapéu e uma garrafa d`'agua sempre à tiracolo. Ah, e as barracas de praia são na grande maioria parecidas com barraquinhas de Camping - chatinhas de montar. Tem tb barracas como as nossas, mas não fazem muito sucesso.

E o surfe? Parece que todos daqui já nascem surfando. Há escolinhas por todo o lugar e ... engana-se quem pensa que só a criançada se interessa pelo espeorte. Tem gente de toda a idade aprendendo. Quando eu estava na praia hoje, numa mesma turma tinha gente da minha idade e até uma senhora de mais de 65..

À tardinha, quando começa a soprar o Doctor Freo (ventão geladinho que vem de Freemantle), a galera que pratica Kite surf "bota pra quebrar" (expressão velha pra caramba, hein?). É um espetáculo ver os rapazes literalmente VOANDO sobre as ondas.

Enfim, o lema é ...... HAVE FUN, ENJOY SUMMERTIME!

MITO 1: Não tem um monte de tubarão  aqui. Quando aparece algum perto da Costa, normalmente está doente... Foi o que aconteceu aqui semana retrasada, quando soou a sirene. O Indico é diferente do Pacífico, onde a presença dos dentucinhos é mais frequente. (Ah, sorry...depois descobri que tem sim um monte de tubarão...não é mito. Mas eles são bem vigiados e a patrulha na praia é mega atenta)

MITO 2: Tem água viva sim, mas não é a venenosíssima que todo mundo fala. É aquela tipo paraquedas, que só queima se vc der bobeira. Vc enxerga ela longe de tão clara que é a água. Todo mundo pratica esportes na água sem medo!

Um comentário:

  1. Oii monica. Cheguei em Perth faz 3 meses e estou adorando a cidade. Gostei do seu post! Concordo, aqui o povo vive de verdade!

    ResponderExcluir